quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A pequena polemica do SnapChat: A sua edição anda causando baixa auto-estima?

Eu não sei mais ou menos aonde tudo começou nessa, mas algumas blogueiras começaram a reparar no quanto elas modificadas nas fotos do SnapChat
E se sentirem inseguras com elas mesmas...
Mas será mesmo que os filtros dele são "culpados" de influenciar baixa-auto estima nas meninas?



Okey, as reclamações não são daqui, são de fora do Brasil...

Essa mulher (link para o blog dela) disse que pode prejudicial se sentir melhor com a aparência modificada
Ela também diz que o filtro estaria padronizando a beleza para a expectativa social (irreal), e que ficou irritada com essa opção estar disponivel


Já essa outra blogueira (link para o blog dela) sentiu que foi "embranquecida" pelo Snapchat
Ela e varias meninas estavam dizendo que o filtro reforçava um "padrão de beleza" Europeu 



Aqui nesse outro blog (link) tem diversas meninas experimentando e dizendo como sentiram ao se ver editadas... E uma delas se sentiu insegura por ver como sempre quis se ver...
É estranho ver como as mulheres se comparam tanto...

Até a Rihanna não gostou muito da ideia (link), ela não se reconheceu no filtro...


Eu também experimentei o filtro:





Eu não sei o que dizer...
Entendo que se você pega a foto de alguém e diz que vai melhorar o como ela se parece, ela pode sentir que você diz a ela que "você precisa de conserto" e ver sua imagem "consertada" pode fazer com que ela se compare e começar a reparar o que tem de diferente, e acreditar que tem "defeitos"
Mas ao mesmo tempo... você entende que a abordagem do SnapChat é diversão? Se você ver, esse filtro está do lado de filtros de cachorro... Dá para levar isso a serio?
Talvez o nome "Filtro da beleza" tenha feito esse caso... Mas... O filtro do cachorro não te chama de cachorro, não seria apenas para gerar uma experiencia?  

Esse filtro faz o mesmo que a maquiagem normalmente faz, que é afinar o nariz, destacar os olhos e afinar a mandíbula, sem falar sobre limpar a pele... E porque maquiagem não é errado e esse filtro é?
Se você pode escolher não usar maquiagem, você também pode escolher em não usar o filtro... Certo? Então por que esse barulho para que esse filtro seja tirado do ar?

Mas o que você acha? Acha que isso é errado? Que expor garotas a isso faz mal? Você se sente mal ao ver seu rosto editado?




4 comentários:

  1. Eu não tenho SnapChat, mas no tumblr quase todos os avatares são fotos editadas nele, mas esses filtros são como outros: claream a pele, afinam o rosto e destacam os olhos e/ou nariz, ou seja, impõe um padrão de beleza.

    A sociedade sempre impois padrões de beleza, só que agora é um padrão universal. Antes havia uma tendência, e cada país incorporava no bio tipo da população (na década de 60 na Inglaterra todos seguiam a moda Twiggy-hippie, os EUA seguia a moda hippie paz e amor e o Brasil seguia a moda hippie-sensual), mas agora tanto a Europa, quanto a América do Norte e do Sul seguem a mesma tendência: pele clara, rosto fino e traços marcados. Pode-se mudar o estilo: gótico, natural, hipster e etc, mas a tendência permanece.

    Os filtros deixam sim as meninas mais inseguras, mas isso sempre existiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - Isso que estavam me falando, que todo mundo usa isso, todo mundo ta seguindo essa moda, porque agora é bonitinho... Mas ai que é, é uma escolha, você escolhe participar, por isso que a ideia de padrão imposto falha...
      Mas sim, a insegurança sempre existiu, a insegurança muitas vezes que mantem modas que escondem sua realidade :/

      Excluir
  2. Olá Cecy!

    Existe gente que leva esses filtros sarcásticos a sério?
    Esses filtros foram feitos para divertir as pessoas, arrancar risos, fazer brincadeiras, se existe alguma insegurança em alguém, não foi causada por um filtro do SnapChat , é um problema psicológico que já existia antes, e este se aflora ao mais sensível toque na autoestima.
    Filtros de cachorro não transformam pessoas em cachorros, filtros de flores não transformam as pessoas em túmulos enfeitados (embora eu os veja assim), filtros que afinam o rosto não transformam as pessoas em casquinhas de sorvete (que pena), filtros que aumentam os olhos não transformam pessoas em Társios ou Wylonas, filtros clareadores não transformam negros em brancos, filtros de gatos não transformam pessoas em felinos, quanta imaturidade!
    As pessoas precisam entender que psicólogos e psiquiatras existem para cuidar da saúde mental de todos nós, não há nada de errado em se cuidar, algumas pessoas sofrem de dismorfia, não é vergonha procurar auxílio. Vergonhoso é culpar o SnapChat por seus distúrbios.

    Entenda que estou ouvindo "Evanescence - My Immortal" agora, e esta música não me causa tristeza, só desnuda minha depressão preexistente!


    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso que eu estava pensando, eu só fiquei na duvida sobre como as pessoas negras poderiam se sentir nessa (por causa de outras questões que estão no ar nesses tempos, dai pode dar a sensação que foi mais um gatilho)
      Mas também ultimamente tudo é um gatilho, as pessoas acham qualquer coisa para culpar suas inseguranças, do que olhar para dentro e fazer uma alto analise... isso é triste

      Excluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheira. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...