domingo, 26 de fevereiro de 2017

Vitaminas: Quase tudo que você precisa saber

Existe uma forma melhor de saber se você está comendo bem, uma forma melhor e alternativa do que confiar em alimentos milagrosos, ou em produtos alimentícios que prometem mil coisas.
A coisa em si, em base, é o mesmo que saber os elementos de uma poção, do que pelo nome do vidro, saber que qual elemento magico faz a poção de gelo ser a poção de gelo... Ou invés de apertar todos os botões, saber o que cada botão faz, e a combinação certa deles que dará o combo ou golpe especial certo... Ou então (em uma explicação mais normal, algo que diga que eu saio de casa e não fico apenas atrás de vídeo games), construir um muro, é melhor saber os melhores acessórios, melhores cimentos e tijolos (eu nunca construí uma parede, mas já pintei/lixei/preparei) para construir um muro mais forte

E como?
Eu digo como!
Ou tento dizendo como...




Alguma vez na sua vida já parou para pensar se está consumindo as vitaminas necessárias?
Alguma vez na sua vida já olhou para as costas de algum produto, procurando nas informações nutricionais, e leu algo que seja além das calorias?
Alguma vez já perguntou se algo de errado, que não está certo, possa estar relacionado a sua alimentação?


Sempre que alguma dúvida dessa aparece, deveria aparecer, o certo é procurar um nutricionista, mas como somos preguiçosos, eu quero por uma semente de duvida que possa fazer você ao menos pensar
em ir atrás de um.
Bem, a algo no mundo chamado vitaminas e sais minerais, que estão presentes em praticamente todos os alimentos, em boas ou pouquíssimas quantidades, e tem o nosso corpo, que trabalha com algo além da energia, além de números de calorias ou gordura estocada. Atualmente comida é mais prazer do que alimento em si, se você vive em uma condição boa, só vai parar para pensar no assunto se algo sair errado, comida vira castigo quando você olha para seu corpo e vê um grande sinal de acesso ou falta.
A gente é acostumada a ficar doente de vez em quando, a sentir umas dores, e então tomar alguns remedinhos que vendem por menos de 5 reais por aí, mas lembra daquela explicação do muro? E se a causa desses probleminhas poderia ser algum tijolo quebrado?

Vitaminas
Vitamina não é necessariamente leite batido com alguma fruta doce, mas sim o que tem dentro. Isso é necessário no seu corpo, em uma quantidade que não caberia em um dedo, mas que em falta pode acabar com sua qualidade de vida (ou até ser a causa da sua morte), e elas não são fabricadas em seu corpo, é necessária uma fonte externa.

Normalmente que vai atrás de vitamina vai e compra qualquer vidrinho em farmácia, nem ao menos lê... E aí entra uns probleminhas... Algumas vitaminas só são absorvidas se você consumir alguns sais minerais ou outras vitaminas, e nem todo mundo consegue absorver bem e em excesso pode gerar mais problema do que solução, e algumas vitaminas não são absorvidas por causa de outra... Excessos! Eis aí uma questão, não existe alguma legislação para suplementos, por isso você pode achar polivitaminicos com 300% a mais do que se precisa. Eu costumava tomar vitamina do complexo b, e um dia fiquei sabendo que vitamina b em excesso faz mal, e então lembrei que o que eu costumava tomar tinha 500% do que seria necessário... Mas era tão barato que eu não pensei nisso... Normalmente que usa grandes porcentagens é quem tem dificuldades em absorver, e ai entra o fato de que a melhor pessoa para te indicar o melhor vidro de poli-vitamínicos é um profissional
Cada vitamina tem sua função no corpo, cada um ajuda em alguma coisa para manter um muro firme e saldável, leia abaixo cada uma delas e descubra se está as consumindo, se pode correr atrás se não, ou quem sabe, seja a hora de ir atrás de um médico para te indicar o melhor poli-vitamínico
Aqui em baixo veja as vitaminas que vocês necessita em seu corpo:

Vitamina A
 Ou retinol, é a vitamina da visão, ela também faz serviços como antioxidante, na renovação celular e na formação de colágenos. Esteticamente ela é boa para a pele. Ela é necessária na fase de crescimento.
A vitamina A precisa do zinco para funcionar (ser transportada pelos vasos sanguíneos)
Sua falta pode causar cegueira, seu excesso pode causar dores, tontura e queda de cabelo.
Você encontra ela em frutas (como mamão, pêssego, batata doce, cenoura...), vegetais (couve, espinafre, folhas de beterraba...)
Adolescentes e adultos precisam de 900 mcg por dia (ou 3000 UI), uma cenoura, por exemplo, tem 30.940 UI (por 100 gramas)
Falta: Os sintomas da falta são cegueiras noturnas, boca e pele seca, gripes que não param, acne, dor de cabeça e nos olhos, cabelos e unhas sem vida.
(Já pensou um dia ficar cego do nada?)




Vitaminas do complexo B
A casa das 7 vitaminas (B1, B2, B3, B5, B6, B9 E B12)

B1 ou tiamina, é a vitamina da energia, e também trabalha no sistema nervoso. Esteticamente é boa na ajuda para perder peso (ela dá energia, porém é conhecida por abrir o apetite e logo isso pode aumentar peso, mas lembre-se que vitaminas não tem calorias). Não é armazenada pelo corpo, por isso é necessário consumir diariamente.
Sua falta pode gerar Síndrome de Korsakoff (resumidamente dá confusão mental), e seu excesso causa insônia, vômitos, taquicardia e palidez.
Você encontra ela em: sementes de girassol, amendoim, cereais...
Adolescentes e mulheres precisam de 1,1 mg por dia, 100 gramas de cereal em flocos tem em média o,40 mg
Falta: Depressão, fraqueza muscular e cardíaca, paralisia, problemas de memória e então demência

B2 ou riboflavina, é a vitamina do metabolismo e do sangue, também trabalha na energia, nos antioxidantes e na pele. Esteticamente é boa para a pele.
Ela ajuda o B6 e o ácido fólico a trabalharem.
Sua falta pode causar anemia e cansaço, seu excesso pode causar aumento de chances de pedras no rim, o que é raro, pois é jogada fora pelo corpo pela urina (curiosidade: Gordura o corpo guarda muito bem, mesmo se não precisa, mas vitaminas não)
Você encontra em: espinafre, no fígado de boi, iogurte natural...
Mulheres e adolescentes precisam de 1,1 mg, 100 gramas de espinafre tem em média 0,13 mg
Falta: cansaço excessivo sem explicação, infamação e descamação da pele e na boca, anemia e dor de garganta

B3 ou Niacina, é a vitamina da circulação, também trabalha como regulador do colesterol. Esteticamente é boa para a pele.
Sua falta por causar câncer do tipo carcinoma, e seu excesso pode piorar doenças como diabetes e gota, também alergia e úlceras
Você encontra em: semente de gergelim, fígado, frango...
Mulheres e adoentes precisam de 18 mg, 100 gramas de frango tem 7,9 mg

B5 ou ácido pantatênico, é a vitamina do controle do colesterol, também trabalha com as celulas que carregam oxigênio. Esteticamente é boa para a cicatrização.
Sua falta pode causar enfraquecimento da imunidade (daí os bicho entra tudo em você e te ferra), e seu excesso causa diarreia.
Você encontra em: em diversos legumes e em fígado
Mulheres e adolescentes precisam de 5 mg, farelo de trigo tem 2,2 em 100 g
Sua falta pode causar câimbras e dormência dos pés, vômitos, dor no estomago, cansaço, falta de imunidade
B7 ou biotina, é a vitamina da beleza, também trabalha nos carbonos e no metabolismo de gordura. Ela é uma fonte na estética! Ajuda na pele, cabelo e unhas diretamente.
Sua falta pode causar insonolência e ataque de ansiedade, e seu excesso é super raro, pois é jogado fora pela urina
Você encontra em: amendoim, nozes, cenoura, alface, tomate...
Mulheres e adolescentes precisam de 30 mcg, amendoim, por exemplo, tem 101 mcg por 100 g
Falta: Sonolência, cansaço mental, ALUCINAÇÕES, insônia, danos aos músculos e ataques de ansiedade.
*Ela é muito usada em produtos milagrosos que prometem cabelos mais longos em menos tempo, ou uma pele bonita, não é milagre, é biotina mais o resto da equipe do complexo b, é melhor você ir atrás dela e do resto das vitaminas b, do que gastar 100 reais em um produto que basicamente é b7 em cápsulas... apenas pesquise a formula dos que prometem crescer cabelo que você^ comprovara

B12 ou cobalamina, é a vitamina da força, também trabalha no sangue e no sistema nervoso.
Essa é a vitamina mais polemica, por dois motivos, ela é apenas encontrada em carne, não dá para encontrar em outra fonte, ou seja, veganos acabam tendo uma dieta falha, e tendo que correr para suplementos alimentares, o outro motivo é que a falta é péssima para a saúde mental do humano, e então uma possível fonte de problemas emocionais.
Sua falta causa falida, falta de concentração e tristeza profunda!!! E seu excesso é muito raro, já que é expelido pela urina
Você encontra em: peixes e carnes de boi.
Mulheres e adolescentes precisam de 2,4, e salmão tem 2,8 por 100 gramas por exemplo
Falta: Os sintomas são fraqueza, falta de equilíbrio e cansaço, confusão mental e perda de memória, formigamento, falta de apetite... E como eu disse, tristeza (depressão)

Como imaginar que a causa da depressão, demência e falta de produtividade seria diretamente causada pela alimentação? Olha só, isso é interessante, preocupante e alarmante, imagina o número de pessoas que não tem problemas psicológicos em si, mas que estão sendo tratados com remédios para isso, para problemas que seriam tratados com uma boa alimentação... Médicos servem para isso, para cuidar dessa parte, por isso ir fazer uma consulta e então um exame de sangue pode te salvar de tratamentos desnecessários



Vitamina C
A vitamina C é extremante necessária, principalmente que sem essa bicha aqui você vai ter dificuldades de absorver as outras vitaminas, vitamina C ou ácido ascórbico é encontrada facilmente em diversas frutas, tanto que as pessoas sofrem mais com excesso do que com a falta. Ela é conhecida como a vitamina da gripe, mas ela trabalha mais com o sistema imunológico, por isso que te protege de gripes que ficam andando no ar. Ela também trabalha como antioxidante. E esteticamente trabalha com a pele, e evitando o envelhecimento precoce.
Sua falta pode causar dificuldade de absorver outros ingredientes vitais, também a imunidade baixa. E seu excesso sobrecarrega os rins... Oh, isso é um problema! Sabia que usam vitamina c como conservante? E sabia que é fácil tomar em excesso? Um copo daqueles sucos de caixinhas podem conter uma quantidade enorme, e tem pessoas que tomam a caixa toda todos os dias, passando da quantidade necessária diaria, e fazendo isso todos os dias, e então causando danos aos rins, se você tem mania de tomar uma caixa de suco por dia fique atento a esse fato.
Você encontra ele em vários lugares bem conhecidos, como frutas.
Mulheres e adolescentes precisam de 75 mg, e uma laranja de 70 mg
Falta: os sintomas são resfriados constantes, por causa do sistema imunológico enfraquecido, problemas nas articulações, gengivas inflamadas, inchaço e feridas que não fecham.
Hey, a melhor hora de comer uma fruta é no café da manhã!



Vitamina D
Ou antirraquítica e colecalciferol, é a vitamina do sol, trabalha diretamente com os ossos, e para o cálcio funcionar é preciso da vitamina D. Tem uma polemica em volta dela por causa do uso dos protetores solares, que impedem a absolvição da vitamina d, há pessoas que se posicionam contra o uso do protetor solar por causa disso, sendo que é necessário apenas em média 20 minutos de um sol de manhã para ter o necessário, nada de ficar o dia todo, faz mal. O melhor momento para tomar sol é de manhã, pois regula o relógio biológico. Esteticamente essa regulação ajuda no emagrecimento.
Você também pode consumir em alimentos, frutos do mar tem vitamina D, uma pessoa precisa de 5 mcg por dia, salmão tem 8 mcg por 100 gramas
A falta gera fraqueza em tudo, por causa de estar ligada com o cálcio.
Oh, muitas pessoas de pele negra acreditam que não precisam de sol por ter pele escura, mas acreditem, a melanina dificulta a entrada da vitamina D... ou seja... pois é! E outro mito é que não precisam de protetor solar, já que a melanina deveria proteger, mas pessoas de pele negra necessitam e muito de protetor solar, câncer de pele não tem racismo, fode todo mundo independente da etnia.



Vitamina E
Ou tocoferol, é a vitamina da beleza, você já viu seu nome em algum produto de beleza, isso porque ela trabalha como antioxidante, que combate o envelhecimento precoce, e estimula a produção de colágeno, nisso a função estética é bem conhecida. Ela trabalha também nos glóbulos vermelhos.
O excesso pode causar coagulação, pois pode se tornar toxico. E a deficiência pode causar até visão dupla, dificuldade nos reflexos e logo andar, problemas na bússola biológica (a pessoa fica perdida), fraqueza muscular e dor de cabeça.
Uma pessoa precisa de 15 mg, e você encontra em óleos, sementes, avelã, amendoim... 100 gramas de amendoins tem 5 mg.



Vitamina K
A vitamina que combate a hemorragia, também trabalha com reposição de nutrientes, na prevenção de doenças e nos ossos.
Sua falta causa feridas na qual o sangramento não para facilmente, em excesso dificilmente traz problemas.
Você a acha em lugares verdes, como em brócolis, couve-flor, espinafre, alface... Uma pessoa precisa de 120 mcg, e 100g alface tem 180 mcg



Leia sobre, pesquise, procure entender como seu corpo está, se ele se anda mandando algum desses sinais, procure um médico, peça exames de sangue, pesquise.
É importante se preocupar com esses detalhes, são coisas que todo mundo deveria deixar em sua lista de prioridades, deveriam ficar longes de produtos que prometem mil coisas, e procurar saber como elas trabalham
A melhor forma de ficar saudável comendo, é selecionando o que como, de forma consciente e com conhecimento pelo que come, a melhor e única forma de emagrecer é tomar vergonha na cara.
Para quem é preguiçoso como eu, e quer correr logo para o pronto, como suprimentos vitamínicos... Como você viu, o excesso pode ser perigoso! Por isso não dá para brincar com isso, simplesmente entrar em uma farmácia e comprar, é sempre bom perguntar a um médico, eles provavelmente vão fazer cara feia, pois a maior parte dos médicos não gostam da ideia das vitaminas prontas, mas é sempre melhor procurar opinião de um profissional.
Poli-vitamínicos são baratos, você acha 100 comprimidos por 20 reais por ai, leia sobre e procure saber qual o melhor para você


Na próxima parte eu falarei sobre os sais minerais

5 comentários:

  1. Você acha que toma vitaminas de frascos é bom? Eu sei que o ideal é direto da natureza, mas quando se não tem opção por tempo ou seja qual for a desculpa o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço uso de suplementos a anos, me tornei vegetariana a tempos, e então contei a um medico e ele me reprendeu, eu me neguei a voltar carne e ele disse sobre ir atrás de b12 em capsulas e cuidar da parte de ferro, proteínas e etc... (ele me mandou ir atrás de nutricionista, eu fui e conheci a moça... e caguei para ela, não deu certo)

      Eu tomei b12 por meses, e então passei a consumir em capsulas suplementos completos, e nunca tive problemas, eu faço exames de sangue, e estranhamente tenho problemas com falta de b12, mesmo tomando em capsulas
      Eu uso o vitforte, ele vem menos do que se precisa, mesmo dizendo que tem 100%, e vem todas as vitaminas e quase todos os minerais, eu consumo agar-agar em capsulas, pois colagino falta, já que uma das fontes é na carne, e todo omega em capsulas... e vitamina d (já que eu me recuso a tomar sol)
      ...
      Essa coisa de recomendar... eu só recomendo quando tenho certeza de que algo vai fazer bem a pessoa, e como se trata de algo que conhecimento medico, eu te recomendo a procurar um, perguntar e pedir exame de sangue, e então ir atrás

      eu pessoalmente anda indo até okey, você precisa ir atrás se isso dá certo para você

      Excluir
    2. Se for atrás dos produtos que eu consumo
      Imprime a informação do vitforte e pergunta se o medico indica pra tua idade e leva um diário do que você come... eu não recomendo o vitforte se você tem alergia a corantes, pois eles usam corantes fortes na formula
      O agar-agar é livre, é uma alga, não machuca animais
      O omega e a vitamina d eu compro de uma farmácia online

      Excluir
  2. Que post informativo...
    Acredito que as pessoas ( não todas ) mas a maioria não se importam, ou se tocam que as vitamina são necessárias para um bem maior no nosso corpo.

    Bjs da Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem vai tentar dieta ana e mia deveria tomar suplemento, ao menos

      Excluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheira. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...