terça-feira, 20 de junho de 2017

O problema de glamorizar a depressão

Eu acho que tem uma grande diferença entre encarar as coisas de um modo artístico, a em fazer de uma doença um tipo de roupa legal... Eu vou explicar
(botando a imagem de deus aqui apenas para ilustrar, Tarja não tem nada haver com isso, mas a arte da foto fala um pouco disso, de sombras...)


Encarar as coisas de um modo artístico é algo muito recomendado, usar a tristeza para escrever, compor, escrever poemas ajuda a lidar com a sensação, isso no começo parece que te afunda ainda mais, só que isso serve como um desabafo... E começar a se abrir é difícil, até mesmo sozinho... Registrar sentimentos, memorias e historias é super útil, porque mais tarde quando você for ler vai acabar se auto analisando em vários momentos, e isso vai te ajudar a crescer... Pois a gente esquece parte das coisas quando elas passam, mas quando é registrado e mostrado da forma que aconteceu, ainda mais em sentimentos, aquilo criar um gatilho que te obriga a encarar de novo o que aconteceu.



Melhor você escrever palavras aleatórias raivosas, rabiscar uma tela em branco ou cantar feito um gato abandonado, do que ficar guardando e acumulando dentro do peito... A gente sabe que muitas pessoas com depressão ficam desanimados demais para ir buscar ajuda, e ficam lá isolados, ou guardam tudo o máximo que podem, só que não tem essa de ignorar, a coisa está acontecendo dentro de você, e não vai parar porque você fingi que não existe, se ignorar isso apenas vai ficar lá, feito um liquidificador quebrando você em milhares de pedaços em silencio, e quando você decidir dar uma olhada no estrago, vai ter um fodendo furacão bagunçando tudo e evitando que coisas novas floresçam... Por isso é bom dar um jeito para pôr para fora, mesmo que ninguém além de você vai ver esse momento sádico.
Muitos artistas nasceram assim, quase que capengando em si próprios, fabricando coisas em base de tristezas que nem eles entendem, mas o prazer de pôr a merda para fora é um remédio de tarja preta... Ah, eu entendo isso


E isso tem uma enorme diferença da “depressão do Tumblr”
Pessoal do tipo praticamente tornou depressão um estilo legal, fez do cara quieto vestindo cinza, que é quebrado emocionalmente, instável e inseguro, um galã... Isso é ruim? Isso é sim em tantos sentidos, cara... Por onde começar?
Vamos pelo fato de que ter depressão não é legal. Depressão é tipo estar amarrado em uma linha de trem, e sentir todo o dia que o trem vai passar por cima, e o trem não passa, e ficar naquela agonia de não poder sair daquela situação, de que ninguém vai te tirar dali e em qualquer momento vai ser esmagado por alguma coisa que esta tremendo o chão, e aí a pessoa chega num ponto que começa a desejar a ser esmagado pois não aguenta mais a angustia... ISSO NÃO É LEGAL
Virou legal por causa do carinha triste, que tornaram descolado... Sim, ao invés de estender a mão para o cara, fizeram dele algo legal...
Qual a graça de namorar alguém com depressão? Mano, isso é muito difícil, pessoas assim quase se tornam um peso, porque as inseguranças fazem da pessoa imóvel a qualquer coisa... E namoro é envolvimento, e como se envolver com alguém que está quebrado em mil pedaços? Como juntar seu mundo com o mundo de alguém que está desabando? Nisso você tem que estender a mão para a pessoa, e convencê-la a te dar a mão e tentar e estar aberto a falhar, e então exposto a cair no chão que já conhece muito bem... Isso é demorado e estressante, não é qualquer relacionamento que passa por uma depressão inteiro, se o relacionamento passar por isso, primeiramente.
Não, não é como nas fotos, depressão não é touca estilo esqueitista, filtro cinza e um cigarro na mão (e aquelas frases bobas na legenda), isso não é bonitinho e nem inspirador... Inspirador é lidar com isso, pois a depressão em si é um buraco negro que rouba qualquer inspiração
Mas é... O outro problema é que fizeram da depressão um tipo de status... Ser triste é status gente! Doenças emocionais é status!? Da para entender isso!??? Eu li para cacete postagens desse tipo de menina, para entender o ponto, e a única coisa que me veio é... Porque fizeram isso ser legal, porque as pessoas dão uma atenção especial a isso... E é assim que a gente chega à conclusão de que a pessoa nunca teve depressão... (você não brinca com perigo que conhece)
Depressão também é desculpa esfarrapada para ser babaca na cabeça desse tipo de pessoa... Esse é o pior, a pessoa faz mil besteiras, desde postar merda na internet, a encher a cara e sair por ai encrencando com todo mundo, e ai se você aponta o dedo e repreende... A pessoa começa a tremer feito chiuaua e levanta a carta da depressão... “Não critica... Ela é doente, sua sem coração”... Claro, é que ainda não me apareceu um artigo dizendo que um dos sintomas da depressão é babaquisse, sinto muito, eu não sabia.
Será que não estão confundindo com remorso? Ah não, erro meu, quando você de fato se arrepende, você procura mudar...  
E olha só, todo esse carnaval não ajuda ninguém a nada meu bem, só torna a depressão símbolo de gente famosinha babaca, só traz ao senso comum referencias idiotas, e isso envergonha quem tem depressão... Pessoas com depressão tem medo de se abrir por uma serie de coisas, e agora com medo de ser confundido com garotas frescurentas de instagram (pra você ver que nem gente desesperada quer ser visto assim)

Será que eu fui claro sobre isso?
Parem... Isso é tão 2015, aff

Duro é esse povo querer dar um de utilidade pública, roubando postagens de sites de psiquiatras, e então formulando uma postagem bosta “sobre” doenças emocionais e psicológicas, para "informar" problemas... Não, estão apenas querendo mais um status, que é o de "herói"... Sim, porque você ser doente emocionalmente te torna herói, mesmo perdendo para isso todo os dias... "oh, mas a luta diária", cala a boca, para de glamorizar, você ser vencido por tristezas e ainda por cima espalhar desinformação, ou então um guia para a jovens de como fingir tais problemas para ser descolada não é sinal de força, é sinal de fraqueza.
Não se deve passar a mão na cabeça de ninguém, a pessoa está realmente triste? Incentive a mudar, e não a incentive ao comodismo porque é "bonito" estar doente, cair, sofrer, recaídas são fraquezas, E NÃO SÃO UM MOTIVO DE ORGULHO, e não devem ser entregadas como, isso é ruim para qualquer pessoa, ainda mais para quem realmente tem um problema... Entende isso?
Não, tem gente que apenas entende a coisa do status, da selfie, da frase bonitinha ou de textos roubados...
...

Então as pessoas sensatas... Depressão não é algo bonito, fraqueza não é motivo de orgulho... Parem...


7 comentários:

  1. Paul Joseph, eu tenho crush por esse cara. Eu sou inscrita no canal dele, realmente abre os olhos das pessoas.
    Mas a depressão não é uma brincadeira, mesmo que a pessoa entenda ou não os motivos de está se sentido desmotivado. O unico jeito de sair dessa é agindo, sair de casa ajuda e fazer o que se gosta sem neura. Não podemos espera que os outros nos peguem pela mão. Nem fica na cama esperando o principe encantado bate na porta.
    Como já disse antes, sou totalmente Docontra e odeio o modo que doenças fisicas e emocionais estão se tornando modinha. Não há nenhum glamour em se senti mal e sofre ataques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo fica glamurozo com facetune por cima no instagram, TUDINHO hehehehheh

      Excluir
  2. "Pessoas com depressão tem medo de se abrir por uma serie de coisas, e agora com medo de ser confundido com garotas frescurentas de instagram (pra você ver que nem gente desesperada quer ser visto assim)" - SÓ LI VERDADES

    Eu que fui diagnosticada profissionalmente (nao através de teste qualquer online) com 9 anos só consigo sentir nojo dessa modinha. Quando começou a aparecer essas imagens tosquíssimas com braços cortados, então? GENTE, NÃO. Porque quando eu mais precisei de ajuda ninguém quis saber, riam de mim, diziam que eu precisava de igreja, usavam meu sofrimento pra dizer por ai que eu era doente pra conseguir peninha dos outros. Se soubessem como é ruim não ter motivação nem pra levantar da cama, muito menos pra estudar ou ir atrás de alguma coisa, porque é exatamente isso que voce descreveu, eu nao desejo isso nem pro meu pior inimigo

    Agora falando dessas depressivazinhas de tumblr, tem uma pseudo artista famosinha no deviantart que posta um monte de arte relacionada a doença mental, hospicio etc até que um dia ela postou uma pintura escrito "olá eu sou suicida". A descrição só falava abobrinha e ela culpava "a sociedade" (AAAHHH, A SOCIEDADE) pelos problemas dela no texto quilométrico. O CRINGE foi tão forte que eu não me segurei, falei que era por isso que quem precisava de ajuda tinha vergonha de se abrir porque ninguém quer ser visto como coitadinho carente e nem ser um prato cheio pra trolls e gente ignorante. Não usei palavras fortes mas nao demorou muito pra me atacarem e até me desejarem coisas ruins, isso foi há 4 meses e ainda me atacaram outra vez tem pouco tempo. "Ah voce nao sabe o que ela passou", "voce é insensivel e rude!!!11!!1 morra!!11!!1" só choro do tipo, teve gente que partiu pra violencia. Outra pessoa que concordou comigo disse que ela sempre faz isso, passa pouquinho tempo no hospital, volta, faz textão bem tosco com desenho cringe e assim continua o circulo. Enquanto isso tem gente que nem oportunidade de se tratar tem, tem gente que é forçada a "procurar deus" ou fingir que ta bem e guardar ou no pior dos casos tira a própria vida mas preferem dar atenção pra uma mimada qualquer que pode de se tratar e até faz campanha pra "conscientizar" as pessoas mas que fica culpando "a sociedade" pelos problemas na internet ou um bando de criança que tem tudo o que quer e vive no luxo mas banca o depressivo em troca de uns likes, ta tudo errado nesse mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como te dizer, mas as pessoas são muito futeis, só dão atenção quando a coisa é bonita, chama atenção ou tem gliter por cima, a menina de 10 quilos de maquiagem sofrendo toca o coração das pessoas, já a pessoa suando, toda destruída e borrada as pessoas correm, porque não é "bonito"
      é assim com tudo, com pessoas, com informações, com causas, tudo tem que está exagerado ou atraente, se não as pessoas não engolem, e até chutam se chamam por ela

      Eu sei bem disso, é o mesmo tipo de gente que manda outras pessoas realmente doente se matar, eles choram por causa do cachorrinho bonitinho que tropeçou, mas chutam o vira-lata na chuva, o povo na net é assim
      Posso parecer tendenciosa, mas não acredito que esse tipo de pessoa esteja realmente doente, mas sim infeliz com alguma situação boba, não sabe lidar com frustração e vai buscar amor online para preencher o vazio e o ego...

      Excluir
    2. Foi a mesma coisa que eu pensei quando começaram a me atacar, só ficaram defendendo porque era alguem de "nome" e eu acho que se a mina sofresse de verdade, sei la, ia procurar um profissional ou algum grupo de ajuda online tipo o CVV aqui no brasil (que é o que não falta mundo afora) ao inves de ficar tentando fazer os outros ter pena dela na internet, falei isso e só faltaram arrancar minha cabeça

      Eu assisti o video e eu nao achava que essa romantização fosse além de atts na internet, eu tomei antidepressivo durante um tempo e nunca me fez efeito nenhum, as vezes eu acho que eu só tenho isso por causa das pessoas com quem eu ainda tenho contato, eu acho que eu seria bem diferente (pra melhor) longe deles. Gente da rua falando merda a gente fica mal uma hora mas logo passa ou as vezes a gente nem se importa, agora gente de casa ha anos falando as piores coisas e sempre te debochando e nunca apoiando em nada fica dificil nao ter depressao/ansiedade ou disturbio alimentar

      Excluir
  3. Olá, Cecy!


    Depressão é uma desgraça.
    Debaixo das asas da arte muitos depressivos se abrigam, pois esta é um escape, um grito de socorro, uma distração gentil.
    Arte é a oportunidade de expressão dos infelizes e amargurados em outro nível, não é somente sentir dor e deixar-se corroer pela mesma até a morte, mas conviver com a dor e transformá-la em algo legível, visível, audível ou palpável para outras pessoas.
    O mais sublime na arte dos depressivos é entender a tradução que cada um faz sobre seus próprios sentimentos sombrios.
    Apreciar a delicadeza de um talento que foi lapidado em lágrimas é tão gratificante quanto perturbador, não?

    Sobre os falsos depressivos, não me surpreende que um sujeito finja ter uma doença mental para receber likes. O ser humano é podre.
    Alguns são capazes de matar por likes, como aquela "mãe" que assassinou o próprio filho envenenando-o com sódio, lembra?

    Sobre o quê as pessoas saudáveis pensam sobre os falsos depressivos...
    Os falsos depressivos se alimentam das pessoas boas que querem ajudar, e aproveitam-se da boa fé alheia.Sem estas pessoas virtuosas os falsos depressivos voltam a ser o que já eram: ninguém.

    Sobre o quê os depressivos pensam sobre os falsos depressivos...
    Bem, imagine uma pessoa que esta imersa em sofrimento de tal forma que não consiga trabalhar, estudar, levantar da cama, tomar banho ou escovar os dentes sem chorar, sem se depreciar ou sem se machucar. Com certeza ela está muito ocupada tentando dar um fim ao próprio caos interior ou está muito empenhada em seu tratamento para fugir de tal inferno.
    Em ambas as situações, o próximo plano suicida ou a próxima consulta com o psiquiatra na vida de um depressivo são mais relevantes do que pessoas estúpidas que se fantasiam covardemente de doentes para conseguirem uma migalha de atenção.


    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Profundo o seu comentário e analise <3

      Tem gente que se sente confuso com o tratamento que essas celebridades recebem, apenas por entregar depressão com gliter, enquanto as mesmas quase que vem pessoas cuspindo para elas de nojo pela real imagem abatida, e isso é complicado

      Excluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheira. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...