domingo, 6 de agosto de 2017

Por que muita gente não gosta da Bel Pesce? E o porque das pessoas gostarem de serem enganadas...

Cara, eu acompanhei esse caso, e por não saber porra nenhuma de economia e as outras matérias envolvidas com o caso, e nem ao menos falar o nome delas, eu decidi não falar nada sobre o assunto, mas eu estava escrevendo algo que me lembrou desse caso e aí pensei em vir aqui e só falar do resumo da historia, para quem não chegou a ver, sem precisar tocar nessa parte mais profunda, nisso eu apenas vou colocar links de pessoas que podem explicar isso melhor do que eu
 "Uaaaa, como quer falar de algo que não entende?", infelizmente para a Bel, as escorregadas dela se descobrem com um simples pesquisa... Você vai entender...




Bel Pesce parece de longe uma menina adorável e inteligente, e não que não seja, mas ela foi usar o carisma dela todo de um jeito bem errado... O que aconteceu? Se você não é um dos candidatos a jovens empresários, ou até mesmo os velhos, e que fica buscando informação e inspiração em livros e em palestra, você realmente tem poucas chances de conhece-la. A Bel foi um grande nome no meio, pois ela se apresentava com uma jovem garota que conquistou muita coisa incrível com a pouca idade, e abriu mão de uma quantidade absurda de dinheiro pelos seus sonhos. A coisa meio utópica trouxe muita fama e reconhecimento, muita gente via ela como um dos nomes brasileiros para ter motivo de orgulho, e então ela virou um guru para quem queria sucesso no meio empresarial ou para qualquer um que ouvisse falar dos feitos dela.


E que feitos? Ela é formada em uma faculdade celebre chamada MIT, dizia ter um numero enorme de diplomas tirados, o numero era meio que indefinido, uma hora era 4, 5 ou talvez 6, quando a pessoa perguntava, ela jogava a informação no ar, e deixava a pessoa ir pegando as informações, e normalmente os repórteres sempre pegavam o maior numero, porque ela já estava inclinando para isso... Ou então ela realmente afirmava que tinha um numero alto ali.
video

Acontece que ela aproveitava que os termos "major" e "minor" não são tão conhecido aqui, o que ajudava a iludir fans mais simples, e enquanto aos que entendiam, ela apenas não deixava tão claro, ela fazia aquela coisa de jogar no ar e deixar você pegar... de uma forma bem simples e resumida, Major é o que ela é de fato formado, e Minor são coisas que ela deu uma passadinha ali, ela fez algum curso, sabe de algumas coisas, mas não é especialista (fonte para uma explicação). A ideia de 5 (ou mais) diplomas em poucos quatro anos era incrível. Mas a verdade é que ela só tinha dois, e o resto ela deu uma passadinha só.
Sim, mentindo o currículo na cara dura.


Outra mentira dela era o resto do currículo todo, ou seja...  Errrr...
Os lugares que ela tinha de referencia da aonde trabalhou eram todos murchos. Ela, como qualquer estudante do estilo dela, que viaja, visita lugares, faz estágios, ou seja, ela passou em diversos lugares, como apenas uma estagiaria temporária ou não, mas ela modificou isso, a ponto de não só jogar no ar, mas sim afirmar, que fez algo grande em toso os lugares, o que tornava ela mais incrível e admirável.
Exemplo, ela passou me google e pela Microsoft como estagiaria, o que é uma grande coisa, mas ela jogava isso no ar e as pessoas absorviam como se ela tivesse trabalhado lá em algo grande em um grande cargo, e ela apenas guiando para esse entendimento.

Um dos modos que ela fazia isso era fazer uma descrição técnica e distante, no estilo "eu gerencio a higiene e a paisagem do local" (o que na verdade é apenas um simples faxineiro), entende? Ela não falava, "fui uma estagiaria/funcionaria" e sim a visão mais distante e técnica do que ela fez, depois colocava mais umas informações para te colocar a entender que é algo grande, e você absorvia como...
Tipo, se a NASA me chamasse para fazer a limpeza, logicamente eu iria, que honra limpar o chão de astrofísicos, eu poderia sair por ai dizendo "eu faço a gerencia de um dos cargos na NASA, precisa de muita dedicação", eu não disso o que faço, mas eu "disse" que faço, e é lá naquela empresa que todo mundo respeita, "é algo de responsabilidade", e a coisa que você vai absorver é que eu trabalho na NASA, e então as informações tortas vão te guiar a acreditar que é algo grande.


Mas o que pegou a garota do pulo sem direito de defesa, é quando ela afirmou para todo mundo ouvir, varias vezes, que foi participante de uma empresa chamada Lemon, e depois ir aumentando até chegar em uma versão incrível de que além de ser co-fundadora, foi a grande cabeça no meio, e ainda vendeu a empresa por milhares de dólares... (para então em alguns momentos deixar a ideia de que foi ela THE criadora da empresa), mas abriu mão de muita coisa para poder prosseguir o sonho, você acha ela e esse drama da Lemon em diversas entrevistas dela contando algo cada vez maior

E tudo acabou com um blogueiro, que em vários momentos banca o "TrueBlog", ele simplesmente pesquisou sobre a Bel, um pouco mais a fundo, e descobriu que ali tinha algo de muito errado, foi o meu adorado Izzy Nobre, conforme o cara ia se aprofundando ele ia descobrindo mais mentiras, e de acordo com ele foi uma pesquisa simples, e ficou surpreso por ninguém descobrir... Simplesmente acreditar na Bel como a única fonte

A verdade era meio que... oi?
A Lemon tem apenas um criador, um tal de Wences Casares, e a Bel? Apenas um funcionaria, que ficou pouco tempo e saiu depois, sem grandes participações.
"De acordo com Casares, Lemon atualmente tem uma equipe de 21, incluindo alguém que ele descreve como uma ótima adição para o time, a jovem brasileira Bell Pesce, que altamente trabalha com desenvolvimento de uma startup. Desde que escrevemos pela primeira vez sobre sua vida a uns meses atrás, e sua incomum decisão de deixar o Google e o Mit para se juntar o Lemon, Pesce se tornou um ídolo em seu pais. Você pode chama-la de micro-celebridade, seu livro gratuito foi baixado mais de 100.000 vezes em 7 duas, e o grande fato que a Lemon terminou uma grande rodada não ira prejudicar sua crescente reputação"


Ela é descrita aqui como apenas uma participação que ganhou destaque por ter virado uma celebridade no BR, pelo próprio criador, em nenhum momento ele descreve ela como co-criadora.
O Izzy colocou varias matérias aonde o Casares é o único criador, em vários outros lugares a Bel nunca tinha sido citada como algo, apenas naquele como uma "adição", a única pessoa que estava se vendendo como co-criadora e até THE criadora da ideia era a Bel...

E ai o Izzy foi atrás de novo, ele simplesmente fez o que muita gente deveria ter feito, perguntou para o criador, e ele respondeu:




"Lemon foi fundado em outubro de 2011, e comprado em dezembro de 2013. Bel trabalhou fazendo desenvolvimento entre março á dezembro de 2012"

Entendeu? A menina entrou bem depois de ser fundado e bem antes de ser vendido, ou seja, ela não participou nem da criação e nem da venda!
Por isso ela não ganhava nenhum credito em outras matérias falando sobre a historia da Lemon, só tinha ela contando a historia absurda de quase vender mas sair antes de pegar o dinheiro porque queria seguir seus sonhos

O resto do currículo é aumentado também

A coisa é, tudo é incrível, uma mulher que ainda não completou 30 anos, que saiu do Brasil, passou por varias empresas, mesmo sendo uma estagiaria ou uma funcionaria, mas em empresas de grande nome, é algo admirável, porém não é nenhum feito único, varias pessoas fizeram isso.

Fato é que Pesce usou suas mentiras para então tentar criar empresas reais, e aparentemente nenhuma delas teve grande sucesso...
Umas das empresas motivou Izzy ir pesquisar sobre quem era a mulher (por que chamamos de menina?), que foi o caso da Zebeleu, se trata de uma tentativa de criar uma linha de restaurantes, assim como algo estilo mcdonalds, mas que era gourmet, ela teve ajuda de outras duas pessoas, e uma delas é o ganhador do master chefe. Acontece que tudo deu errado com o vídeo super chato (não fazia o publico se interessar pelo projeto), sem um ponto claro (o vídeo todo era de mauricinhos falando sobre suas experiências culinárias exageradas, como come algo caro em outro pais) e que no fim não prendeu ninguém. A coisa era tentar convencer alguém comum a dar apoio financeiro a um "restaurante" que faz lanches com um preço que a maior parte não poderá pagar... Vale a pena?

Izzy acabou descobrindo tudo por causa dessa tentativa falha de criar uma empresa ao custo dos outros. E como eu disse as empresas dela não foram de muito sucesso, porque ela não é tão esperta quanto imagina, uma pessoa que precisa mentir para chegar em algum lugar não tem nada de verdadeiro para falar.
Depois do que o Izzy fez, a reputação da Bel foi aos poucos derretendo... Até porque ela nunca foi uma menina especial, e sim... Uma fake, assim como as que eu falo nesse blog...
...
Mas o porque as pessoas não gostam dela é mais complicado do que apenas a mentira


Matéria do Izzy [https://medium.com/@izzynobre_24233/bel-pesce-e-o-empreendedorismo-de-palco-porque-a-menina-do-vale-n%C3%A3o-vale-tanto-assim-da9e0c917844]
O blog desse cara é super legal, sigam esse gordo

________________________



O porque de muita gente não gostar da Bel Pesce?



O motivo das mentiras é basicamente o mesmo de varias outras pessoas que mentem na internet e na mídia, ganhar carisma, reconhecimento fácil por feitos, e logo usufruir disso, de ganhos e feitos inexistentes.
Se Bel parece de cara limpa, uma menina sortuda, que foi [apenas] estagiaria em empresas lendárias, as pessoas não a veriam como guru, uma ídolo, mas sim apenas como uma menina sortuda, alguém para trocar umas dicas, e não parar para escutar.
Toda a farsa criou a lenda, a imagem que todo empresario iniciante ou experiente gostaria de tocar, de uma menina simples que conquistou tudo com força de vontade sem se importar com limites, chegou lá, e não perdeu a simplicidade. E ai que estava a grande essência que tornava a Bel tão amada, se você ver, a Bel não era lá gostosa, não era carismática e nem sabia passar bem as ideias, ainda mais em ingles

O que fazia a imagem da Bel vender era a coisa da "menina" simples e vencedora, alguém que você poderia encontrar ali no mercado, conversar sobre qualquer coisa, e quando se aproximasse um pouco, descobria que na verdade se trata de uma grande empresaria. A imagem de honestidade, simplicidade e humildade vende muito.

Através da farsa a Bel conseguiu construir coisas reais, mas que desmoronaram, porque casa construida sobre uma falsa base tende a desmoronar com o tempo, ou na primeira tempestade, e para ela só precisou de um curioso dar a volta pela estrutura e olhar através das rachaduras.

Ela acabou se tornando uma grande palestrante, as pessoas escutavam ela na esperança de absorver o segredo dela, de conseguir o mesmo feito, de chegar perto.
E ai está um motivo... O Brasil passou nos anos passados uma fase de modinha do motivacional entre pequenos empresários, gente que começou a consumir loucamente qualquer coisa motivacional, qualquer coisa que os prometesse uma forma fácil de chegar lá. Nisso nasceu vários nomes no meio, ídolos, gurus, pessoas que faziam palestras e vendiam livros, e saiam pelo Brasil lucrando com as esperanças dos outros.
A Bel é mais uma no meio, e de vários nomes sem base real, de jovens com um pouco de experiência, mas que nunca de fato estiveram na frente de algo grande, eles apenas sabiam vender ilusões.

Ilusões é a palavra certa, essas pessoas, assim como a Bel Pesce, vendiam iscas ilusórias, de promessas de você encontrar a dica certa para todos os casos, o grande segredo, a seta para o melhor caminho. Mas que na verdade era apenas "batidinhas nas costas" clichê pintada de ouro, apenas por sair da boca de uma pessoa que se vende como vencedor. Assista os vídeos da Bel, apenas pegue a parte física, tire toda a enrolação, os termos distantes, que você consegue resumir horas de palestra e livros em um simples "não desista dos seus sonhos". 
Pessoas como ela se aproveitaram da necessidade das pessoas escutarem o óbvio, mas vindo de alguém com "autoridade", da necessidade de procurar auto-estima no mundo exterior, da necessidade de encontrar o caminho mais rápido.
Mas era sintético, vazio... Muita gente sente isso quando vê e escuta as coisas que ela fala

Então temos dois motivos, a coisa da mentira descarada, e da venda do "empreendedorismo de palco"

O terceiro motivo veio da repetição...
Quando a verdade saiu, sempre tem aquelas pessoas que preferem abraçar a mentira e até apontar e olhar feio para quem fala a verdade, o Izzy por exemplo foi muito criticado pelo feito de trazer a verdade, algo que é bom, mas... Aconteceu aquele caso clássico de ser acusado de "invejoso"

É bem clássico mesmo, você traz a verdade para as pessoas e elas te olham e dizem "você fez isso por inveja", se eu condeno, porque iria desejar ter, "você condena por falta de capacidade, queria estar lá!", se eu não aprovo o modo, porque queria o mesmo?, "porque você joga nela as suas frustrações de nunca conseguir algo grande, você está expondo, mas na verdade, está apenas a condenando/culpando indiretamente por você nunca ter conseguido nada"
Que?
 
A motivação de quem quer trazer a verdade é... trazer a verdade, ué, por se incomodar com a mentira, porque acha errado e prejudicial a todos seguir algo falso... sabe, nem todas as pessoas se sentem satisfeita de viver num mundinho fechado e espelhado, seguro de rejeição e consequências, tem gente que olha para fora, se preocupa com o rumo que as coisas estão indo, e teme que as coisas perda o controle, porque se todo mundo adotar a atitude ruim, eu perco também, já que não posso fugir dessa sociedade, e a coisa pode não "ajudar" você, que não quer ser ajudado, que prefere acreditar numa mentira do que encarar que as coisas não são bonitinhas, mas certeza que ajuda muita gente incomodada e inquieta sobre o que vê, tem pessoas que vivem com uma falsa paz na matrix, e outras que só tem paz quando as coisas estão claras, mesmo que sejam detalhes


"Mas tem pessoas que precisam de um empurrãozinho"
Muitos fãs da Bel defenderam ela porque ela e gente como ela ajuda com motivação as pessoas a continuarem, que os instrutores, mesmo sendo uma farsa, são uma ajuda
Mano, com tanta possibilidade de ajuda real você prefere se apegar a falsa?



Como isso funciona? A pessoa mente, diz que fez isso e aquilo, você sabe que não, mas acredita, e acreditar torna as coisas reais, com certeza, e ai ela te dá dicas vazias, de tudo vai ser fácil, se você acreditar, porque acreditar é tudo, e o resto... shhhhhhhhhh


FAZ TANTO SENTIDO
TA ACONTECENDO

Prossiga ué, ninguém vai impedir, mas não tente parar a informação real chegar nas outras pessoas que querem ouvir ué



Para você ver, num mês do estouro do caso, graças o crush do Izzy, essa vadia má, começou uma discussão enorme sobre esse "empreendedorismo de palco", e começou a brotar um monte de criticas negativas sobre o feito, e a finalmente a vir questionamentos para a luz... E como os consumidores e os fãs reagiram?
"ISSO É INVEJA"

Esse texto ridículo por exemplo: [https://medium.com/@pauloblob/por-que-reclamamos-tanto-dos-palestrantes-de-empreendedorismo-motivacional-4d8535f4df0a] o cara fica o texto todinho querendo fazer uma referencia em criticar uma farsa com sentir inveja da mentira, de uma forma pretensiosa e cansativa... Muita gente compra, por que? Porque muita gente sente tesão de acreditar que as pessoas só te rejeitam porque querem ser você, é um baita dum consolo que te afasta da realidade e de ter que sofrer com ela
A pessoa foi lá, gastou dinheiro com livros e palestras, se fez acreditar nisso, dedicou tempo a isso, e chega alguém e diz que "É MENTIRA, VOCÊ FOI LUDIBRIADO", lógico que a pessoa vai negar e se afastar, doí a consciência da perda de tempo e respeito...

Mesmo textos bons como esse: [https://medium.com/o-novo-mercado/porque-a-ind%C3%BAstria-do-empreendedorismo-de-palco-ir%C3%A1-destruir-voc%C3%AA-3e18309ab47f] tão bem explicado, tão bem entregado, as pessoas vão querer a coisa fofa de "não gostou, é inveja"
E isso é ignorância, gostar da ignorância

E esse é o terceiro motivo de muita gente não gostar dela... Todo esse gosto ruim de farsa sintética, de felicidade falsa, que as pessoas adoram, meio que as pessoas relacionaram com a imagem dela, até porque, ela é o grande nome desse feito... Ou seja, toda a vez que pensam em charlatanismo de palco, que vende ilusões de que todo pode ser fácil apenas seguindo passos e consumindo coisa motivacional (que é clichê), a imagem da Bel Pesce vem a mente
 
Se você ver memes dela por ai, foi por causa disso...

E isso é porque muita gente não gosta dela... 









________________________________________




Meu livro ->
Físico ->
Youtube ->

6 comentários:

  1. Só digo uma coisa: ironicamente temos o mesmo apelido e quase o sobrenome igual, mas ainda bem que não sou uma farsa que nem ela. :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora já pode ir construir empresas e fazer palestra heheheh

      Excluir
  2. Não gostam porque ela é uma picareta

    ResponderExcluir
  3. É a primeira vez que ouço falar dessa menina, e gente... que coisa... to boba, pra quê isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto você comenta, ela criou 7 empresas e enquanto eu te respondia, ela vendeu cada uma por 70 milhões hehehehehehhehehehehehehehe
      Agora vamos jantar juntas na casa do Bill Gates

      Excluir

✵ Sou a favor da liberdade de expressão então se expresse como você quiser ✵

❤ Você pode discordar de mim, pode defender sua ideia, mesmo sendo contraria a minha, mas entenda que é meu blog, e eu vou defender minha ideia até o fim. Eu apenas vou recuar caso tenha percebido algum erro ou equivoco meu. Então essa é sua chance, seja claro e aberto. Todos são bem vindo... Menos pessoas sem emocional para lidar com opiniões diferentes e descem a xingamentos e ameaças ❤

☞ Mas evite ser desnecessariamente rude, pois eu respondo os comentários com o mesmo peso da sua, respeito é sempre bom, você pode discordar de mim, eu não sou dona da razão, mas você também não é. Lembre-se, o blog é meu ☜

♛ Evite por spans, se for para vir comentar que seja porque você tem interesse na postagem e não por auto-divulgação ♛

( ͡° ͜ʖ ͡°) Comentários sexualmente explícitos e vulgares são excluídos ʕ・ิɷ・ิʔ

✎ Existe uma opção de receber respostas pelo e-mail evitando ficar visitando meu blog para ver se obteve resposta (e evitar gerar números falsos), o nome é “notifique-me”, as respostas irão para o seu e-mail (para desabilitar ficar recebendo respostas, a opção está no e-mail)

⚛ Isso é um blog de opinião pessoal. Não é "site de noticia", não é propriedade de ong ou empresa comercial, logo não precisa ser imparcial ou seguir alguma regra de alguma empresa ou pessoa privada alheira. Eu sou apenas uma pessoa aleatória, sem importância social, que escreve nas horas vagas ⚛

"EU DISCORDO DO QUE VOCÊ DIZ, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O SEU DIREITO DE DIZÊ-LO" - Voltaire

Mais regras aqui

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...